Rolamentos são peças industriais projetadas para reduzir o atrito entre partes e restringir o movimento para apenas o desejado. Rolamentos de esferas e rolamentos de rolos ou agulhas reduzem o atrito do deslizamento ao utilizar esferas/rolos/agulhas entre o anel externo e o anel interno do rolamento.
Como o objetivo do rolamento é reduzir a fricção, é importante que os materiais do rolamento sejam fortes o suficiente para suportar o movimento constante, a fricção, e os condições de operação, como temperatura, umidade, velocidade. O material mais utilizado é o aço cromo, que atendem bem nos quesitos de dureza e precisão.
Há rolamentos de terceira linha, muito baratos, feitos em aço carbono. E do outro lado há rolamentos mais especiais para atuar nas áreas em que o aço cromo não é o suficiente - o rolamento em aço inoxidável é um exemplo disso.
Os rolamentos em aço inoxidável começaram como uma solução para a indústria alimentícia, de modo a seguir as normas de segurança sanitária, e conseguir atuar em ambientes úmidos e corrosivos.
Na fabricação do molho de tomate, da gelatina, do refrigerante - para citar alguns poucos exemplos - o aço cromo sofre muito desgaste e é corroído com o tempo. Com o desgaste, também aumenta o risco de vazamento da graxa contaminando o alimento/bebida.
Rolamento da série SUC > rolamento para mancal em inox
Características importante para a indústria alimentícia
- Lubrificação com graxa alimentícia, por vezes marcada como ‘FDA’, que é atóxica
- Anel externo, anel interno, esferas (ou rolos/agulhas) e gaiola em aço inoxidável
- Vedação em borracha ou blindagem em aço inoxidável
Há rolamentos em aço inox que não vem com graxa alimentícia. Nestes, é bom tomar cuidados extras caso seja usado na indústria alimentícia - como ter uma boa vedação de borracha.
Então só serve para a indústria alimentícia?
Não!
Qualquer indústria que sofra com corrosão e desgaste prematuro do aço pode se beneficiar dos rolamentos em aço inox. Alguns dos exemplos que já vimos:
- Indústria naval - A exposição constante à água do mar acelera o desgaste do aço cromo. Ex: movimentação de cargas em portos
- Construção Civil - Contato com água nos banheiros, ou direto da chuva também acelera o desgaste. Ex: Rolamentos para esquadrias de alta qualidade para varandas
- Indústria automobilística - Produtos químicos que danificam o aço cromo
- Indústria Química - Igual ao de cima. Mas atenção: alguns produtos químicos também danificam o aço inox, nesses casos talvez seja necessária a utilização de outros materiais como plástico ou cerâmica.
Exemplo de rolamento enferrujado. Imagina isso em contato com a sua comida?
Posso colocar o rolamento dentro da água?
Para esse tipo de aplicação, o rolamento de aço inoxidável comum não é recomendado.
Explicando melhor:
Em rolamentos, que são peças industriais de precisão, a dureza do material é muito importante para torná-los precisos e resistentes. O aço cromo é excelente para isso. Já o aço inoxidável é mais mole que o cromo.
Mas há vários tipos de aço inoxidável, e o mais comum para rolamentos, e o mais duro, é o Inox 420 ou Inox 440 - mas ele não é à prova d’água! Com o tempo a água irá corroer o rolamento, mesmo ele sendo ‘inox’.
Para uso direto em água é mais recomendado o inox 304 ou inox 316, ou outros materiais como plástico ou cerâmica.
Clique aqui para saber mais sobre os diferentes tipos de aço inox.